Bem Vindo ao Vet+Vida - Clínica Veterinária

Queremos conhecer o seu amigo bicho.Mandem fotos de seus bichinhos de estimação (vetvida@uol.com.br), estaremos postando no blog.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

A Origem da Medicina Veterinária


Histórico

A Medicina Veterinária é tão antiga como a ligação que os seres humanos realizaram com os animais. A ars veterinaria estava referida no Papiro de Kahoun, de cerca de 4 mil anos antes de Cristo, encontrado em 1890, no Egipto. Os códigos Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hamurabimédicos dos animais. (c. 1700 a.C.), na Babilônia, trazem referências ao pagamento e atribuições dos

Na Grécia Antiga, a profissão, então chamada de hipiátrica, data do século VI a.C.; já em Roma alguns tratados foram dedicados às doenças animais, como os de Cato e de Columella.

Apsirtos

Apsirtos, considerado o "Pai da Medicina Veterinária" no Ocidente, nasceu em Clazômenas, em 300, foi autor de 121 dos 420 artigos do tratado publicado no século VI, em Bizâncio, chamado Hippiatrika. Formado em Medicina, em Alexandria, foi o veterinário-chefe no exército de Constantino.

Modernidade

Recentemente a aplicação da Medicina Veterinária tem se expandido por causa da disponibilidade de técnicas avanças de diagnóstico e de terapia para a maioria das espécies animais, bem como pelos avanços científicos em outras àreas, como a genética, a biotecnologia, a fisiologia, que proporcionam melhoramentos nos sistemas de produção animal.

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecendo a necessidade de se conciliar, definitivamente, os inseparáveis preceitos da saúde humana com a saúde dos animais, recomendou que se criasse a uma seção de saúde veterinária, que foi estabelecida no ano de 1949; assim define a OMS, em 1951, a Saúde Pública Veterinária:

"A Saúde Pública Veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela arte e ciência médico-veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano" (Organização Mundial da Saúde, 1951). Em 1955, foram estabelecidas as seguintes atividades para esta área: o controle e erradicação de zoonoses; a higiene dos alimentos; os trabalhos de laboratório; os trabalhos em biologia e as atividades experimentais.

Animais domésticos

Animais de companhia, particularmente cães e gatos, freqüentemente recebem cuidado médico avançado (próteses de quadril, cirurgias de catarata, marcapassos cardíacos, enfim, muitos procedimentos avançados que supõe-se serem aplicados somente na medicina humana). Tudo depende da disponibilidade da tecnologia e também do domínio do procedimento por parte do médico veterinário, uma vez que hoje em dia a medicina veterinária já está subdividida em diversas especialidades, assim como na medicina humana (oftalmologia, ortopedia, oncologia, endocrinologia, dermatologia, acupuntura, etc), e muitos veterinários nào são mais apenas clínicos gerais, e sim especialistas em determinadas áreas.

Na área de animais de produção, como gado bovino, ovino e caprino, que não têm valor emocional muito grande, os tratamentos e as operações caras não são muito usadas, sendo destinados em geral apenas aos animais de grande valor econômico (como os reprodutores, campeões, etc).

Os cientistas que trabalham na área de Medicina Veterinária são muito importantes em pesquisa farmacológica, química e biológica.

Educação

Muitas universidades têm cursos de graduação que conferem grau ou título de bacharel em medicina veterinária. No Brasil seus praticantes são registrados e tem sua atuação regulada em nível nacional e estadual pelo Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, respectivamente.

A duração e o conteúdo dos cursos varia muito. Geralmente estão entre 4 e 7 anos de duração. No Brasil, a duração do curso é de 5 anos. Alguns anos introdutórios (com disciplinas de anatomia, bioquímica, genética, histologia, biofísica, fisiologia, farmacologia, patologia, parasitologia, virologia, microbiologia, estatística e treinamento em pensamento cientifico) são seguidos por disciplinas profissionais (produção e nutrição animal, radiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, moléstias infecciosas, saúde pública, inspeção de alimentos de origem animal, entre outras). Após regulamentação que ocorreu recentemente, algumas escolas fornecem a possibilidade de residência médica em diversas áreas, nas quais o trabalho prático é supervisionado por docentes da faculdade.

Áreas de atuação do médico veterinário

1. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;

2. Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afetam os animais;

3. Controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano;

4. Produção de animais (bovinos, ovinos, aves, suínos, entre outras espécies).

Fonte: wikipédia - A Enciclopédia Livre ( http://www.wikipedia.org ) .